Dirigindo na Suécia

A documentação exigida para brasileiros condutores na Suécia é diferente dos demais países da União Europeia. Geralmente, nos países da UE, nós podemos usar a nossa habilitação por até 180 dias, na Suécia não. Para se dirigir por lá é necessário que a sua habilitação esteja no formato de habilitação internacional, traduzida em inglês ou qualquer outras línguas nórdicas, mas vamos simplificar, inglês está ótimo! A carteira precisa ser com foto. A habilitação internacional pode ser adquirida por esse site aqui ou pelo DETRAN da sua cidade. Além da carteira internacional, o prazo limite para direção no país é o mesmo prazo final da sua possibilidade de vida como turista, 90 dias. Caso o seu prazo seja maior, é necessário entrar em contato com o “detran” Sueco, o  Körkortsportalen, lá você obterá informações mais detalhadas. Atenção: a página parece não ter nenhum tipo de tradução, a língua é a oficial, o sueco!

Agora vamos as questões práticas de se dirigir pela Suécia.

Sinceramente, o transporte público é tão bom, mas tão bom, que eu não alugaria carro algum, mas no caso de ainda assim ser a sua opção, sugiro que leia atentamente sobre as regras para se rodar no país.

O país possui as melhores estradas da Europa e acredito eu que também não perde muito para as demais no quesito “belezas de estradas”. Os caminhos entre as cidades de Estocolmo, Malmo e Gotemburgo são bem interessantes. O limite de velocidade nas estradas também são diferentes dos demais da UE, imagina você ter o pistão da Suécia e só poder ir no máximo a 110 Km/h?! Pois é… Nas rodovias secundárias, a velocidade máxima 90 km/h podendo chegar a 70 km/h em alguns trechos, portanto, não se empolgue com o “tapetão” porque a multa é bem alta!

Passando para a área urbana, seu cérebro terá de fazer uma pequena ginástica. Na Suécia se dirige sempre pelo lado direito da pista e tem as prioridades, como em toda a UE, mas o detalhe é que lá, a primeira prioridade não é o pedestre e sim o bonde elétrico, portanto, fique super atento para não causar uma cena ridícula e perigosa de fuga do bonde. Bom, depois do bonde vem o pedestre, bikes, e afins… e a velocidade é super baixinha, 30 km/h em grande parte das ruas e nas áreas de super velocidade você só pode chegar a 50 km/h. Não ouse beber ou olhar um pouquinho que seja o seu celular, terá problemas sérios se for pego.

Para estacionar seu carro na rua, é preciso ter certeza de onde está parando. As multas para estacionamentos irregulares são super altas. Reza a lenda que são impagáveis, rsrsrs! Fique atento ao parquímetro, você precisa saber o tempo que ficará no local, pagar e colocar o ticket dentro do carro em local extra visível! Só se pode estacionar do lado direito da rua. Particularmente eu não vi estacionamentos fechados como em outros países da Europa, mas pode ter sido um azar meu e eles existam. Porém, no caso de precisar deixar seu carro pernoitar na rua, saiba que o parquímetro não precisa ser pago das 20 h até as 8 h do dia seguinte.

Para alugar um carro também é diferente! O motorista precisa ter 19 anos e habilitação com ao menos 1 ano de expedição. No caso do condutor ter menos de 25 anos, existe uma taxa extra para ser paga  e por causa disso, o tipo de contrato de seguro do aluguel do carro será diferente.

Não deixe nunca de informar dois detalhes: se você pretende sair com o carro do país e se tem crianças.

No caso de querer visitar outros países, você terá que ter uma cobertura adicional em caso de multas e colisões e esperar se haverá autorização prévia do aluguel do carro, portanto, faça o pedido do aluguel com antecedência a sua viagem. Isso ocorre, ´porque alguns países, principalmente no inverno, não recebem os carros vindos da Suécia por causa dos pneus que não são os simples pneus de inverno europeus, eles têm pinos perfurantes para poderem rodar na neve.

Se você tem crianças é preciso informar para que a locadora providencie os acentos.  É preciso dizer o peso, idade e altura precisa, pois a cadeira é para crianças de até 1,35 m . Criança sem cadeirinha, provoca o reboque do carro. Se a cadeirinha estiver na mala porque a sua criança não quis usar, a multa é mais alta ainda do que para quem não a tem.

Os postos de abastecimento de carros na Suécia só funcionam de 7 h as 22 h, mas há uma alternativa, nem sempre próxima… os postos Sedel Automat funcionam exatamente nos horários que os postos de horário comercial estão fechados. Aceitam cartões.

E por fim, para alugar um carro você precisa ter um cartão de crédito.

 

 

 

You might also enjoy: