O que eu preciso para dirigir no país do Luxemburgo?

A forma de direção no Luxemburgo é um pouquinho diferente da nossa e com uma enorme rigidez aos limites de velocidade. Eles realmente obedecem todos os limites, mesmo aqueles que para nós não faz o menor sentido como 10 km por hora, ele existirá e é bom que você o obedeça. Principalmente se você for passar por ruas residenciais, onde o limite varia de 30 km – se houver escola próxima – a 50 km. Fique atento! rsrsrs

No Luxemburgo você realmente precisa redobrar a atenção com os pedestres. Eles simplesmente confiam. Eles atravessam a rua e pronto, você que pare! E para que isso aconteça, você realmente precisa estar em baixa velocidade.

É muito comum você ver pelo Luxemburgo várias criancinhas, as vezes, muito pequenas, com coletinhos luminosos e apenas dois adultos nas pontas do grupo, isso é muito estranho para nós mas as crianças lá pegam ônibus público com seus professores para passearem, ou vão até a pé mesmo. Será difícil nessas condições uma criança se desgarrar do grupo e atravessar um rua, as crianças realmente são muito bem treinadas pelos professores mas não custa você ter extremo cuidado.

Agora, se você passar na frente de uma escola em horário de saída principalmente, por volta das 15:30/16 h, dirija sem piscar! É algo que é muito estranho para nós. As mães parecem ficar a bater papo na frente das escolas e deixam a criançada solta e brincando pela rua, eles são muito rápidos em seu patinetes e bicicletinhas, portanto, esteja a 30 km, melhor, vá à 10 km, assim você se poupa dos sustos.

Um outro detalhe é que Luxemburgo só tem sinal – semáforo, nas ruas principais, as menores conta a preferência e para nós fazermos esse cálculo rápido na cabeça é bem complicadinho, portanto ande com cuidado principalmente em cruzamentos. No cruzamento sempre espere o carro da sua direita se manifestar, melhor para você.

As ruas são simplesmente minúsculas em largura e pasme, passarão dois carro! E pasme mais, passará um ônibus!  Fique atento quando entrar nas ruas, feche o máximo possível para que você não se surpreenda com outro carro passando, a maioria das ruas afunila no final  e isso significa que você não deve ficar muito perto do cruzamento e sim mais pra dentro da rua, pois se você avistar um ônibus, ele vai precisar entrar e você deve dar espaço para ele. Existem pistas especiais para ônibus, não ande por elas.

 Lembre-se sempre da preferência de transito européia: pedestre primeiro, bicicleta, ônibus e aí sim chegou a vez do seu carro.

Eu procurei sobre as leis de trânsito em Luxemburgo mas não encontrei nada oficial disponível na internet. Mas vamos então pelo que está disponível como para os outros países da Europa. Para alugar um carro você tem que ser maior de 21 anos e a maioria das empresas só aluga para motoristas com pelo menos 2 anos de emissão de carteira. Não é preciso que a sua carteira seja internacional, pode ser a nossa do Brasil mesmo e você poderá rodar por até 90 dias com a carteira brasileira juntamente com o seu passaporte. O aluguel do carro só se faz com cartão de crédito, é preciso ter um!

Agora, se você vai ficar na Europa por mais de 90 dias, você precisará ter uma permissão internacional de direção – PID, que é retirada no Detran do seu Estado. Existe uma taxa para ser paga pela emissão do documento e outra pelo envio pelos Correios até a sua casa. Em geral, tudo se resolve pelo site do Detran do seu Estado sem muita burocracia.

Se você tiver crianças no carro, observe que no geral as leis de transito da Europa proíbem de crianças com até 1,36 m andarem no banco da frente. As crianças devem usar as cadeirinhas de acordo com a sua idade e tamanho, portanto, você precisa incluir no seu orçamento o aluguel de uma juntamente com o carro. Não deixe para dar essa informação na hora da retirada do carro, porque caso eles não tenham a cadeira para te alugar corre o risco de você perder o aluguel do carro.

Se for moto, menores de 12 anos não podem ser garupas.

E se você for alugar o carro no Luxemburgo, para andar apenas pela cidade do Luxemburgo, veja se é realmente necessário, o transporte público é realmente muito bom e as distancias são muito pequenas.  Mas caso o seu intuito seja fazer as viagem que exitem ao redor de Lux,  faça o sua reserva do aluguel com antecedência e verifique onde estacionar o carro principalmente para o pernoite.

You might also enjoy: