Plaza de Cibeles

A praça recebe esse nome por causa da fonte que há no meio dela.  A personagem da mulher na carruagem é a concretização da deusa Cibeles, ou deusa da terra, aquela que domina os animais selvagens, representados por dois leões. É na fonte, que é feito o ponto de encontro da torcida do Real Madrid em dias de jogos. Nesse ponto também há a divisão dos bairros do Centro, Retiro e Salamanca.

A cada ponta da praça você verá prédios antigos dos séculos XVIII até o início do século XX. São eles: Palacio de Buenavista, foi a residencia dos Duques de Alba e hoje é o quartel general do exército, ao norte; logo a frente o Palácio de Linares, pertencia ao marques de Linares e hoje é a casa das Américas, para abrigar as ações da Espanha com os países ibero- americanos; Palácio Cibeles ou Palácio das Comunicações, que hoje dá lugar a prefeitura e um centro cultural, aproveite e se informe sobre o restaurante e mirante no topo do Palácio, oferecem uma linda vista; e ao sudeste o Banco da Espanha, que funciona como o nosso Banco Central.

Esse passeio pode ser feito no mesmo dia em que você queira visitar o Paseo del Prado e a Calle Alcalá. Ficam próximos. Ou ainda a Fonte de Netuno, Puerta del Sol e Circulo de Bellas Artes.

Uma observação: O Palácio Cibeles está fechado as segundas-feiras, de terça a dormingo de 10h as 20h. Plaza Cibeles,1

Para chegar a Plaza de Cibeles:

Metrô: Banco de España, linha 2

Ônibus: linhas 1, 2, 9, 10, 15, 20, 34, 51, 52, 53, 74, 146,202 e 203. Mas para saber mais sobre o itinerário de transportes em Madrid, entre no site www.crtm.es

You might also enjoy: