Munique, Alemanha – 5 coisas para fazer com crianças

Munique é muito legal! Aliás, a Alemanha toda parece ser muito bem preparada para receber famílias. Dificilmente você visitará uma cidade que não tem nada que uma criança goste de fazer… mas Munique é interessante… é uma cidade-sonho para crianças que curtem tecnologia, futebol e aventura.

Para crianças de todas as idades!

 Deutsches Museum

O Museu de Ciência e Tecnologia é simplesmente incrível!!! É o maior museu de ciência e tecnologia do mundo.  Se a sua criança curte tecnologia, separe um dia inteiro para isso.

Existem alguns experimentos acontecendo dentro do Museu e você deve pegar o folheto informativo para não perder nada. O primeiro e mais procurado, acontece as 11 horas, em uma sala logo perto da entrada do museu.

É um super experimento com energia elétrica. A desvantagem desse museu é que, tirando o que está escrito, tudo o que é falado, como as apresentações dos experimentos, só acontecem em Alemão. Mas dá para entender tudo… quer dizer, dá para entender a experiência… eu não falo alemão, kkk!

O Deutsches é quase que um grande labirinto de experiencias, portanto, se você decidiu que não vai gastar um dia inteiro lá dentro, a minha sugestão é que você sente-se no café do museu e estude o mapa antes de começar. Uma vez começada a sua visita, você acabará sendo  levado a uma sala, depois outra e outra; e como tudo lá é legal, quando você se der conta, foi-se o seu dia.

Esse é um museu que você precisa de estratégias com relação ao seu tempo; tem umas salinhas que as crianças podem simplesmente ficar horas brincando com as experiencias…

Mas como ele surgiu ali?!

O Deutsches Museum foi fundado em 1903 e inaugurado em 1906. Ele não tinha o tamanho e o formato como o conhecemos hoje. Ele é original mas com anexos, digamos. Outras partes do museu foram sendo inauguradas perto dos anos 20. Por causa da Segunda Guerra Mundial, boa parte do museu foi destruída e com as obras e reorganização, ele voltou a reabrir suas portas apenas em 1948.

Onde fica? Esse museu fica na Museumsinsel, 1.

*Esse museu é pago.*

O museu da BMW e a BMW Welt

O museu da BMW é super bacana para os amantes de motores, carros e motos. Lá você verá carros muito diferentes. Poderá ver o carro que o Nelson Piquet usou e de muitos outros corredores.

Na BMW Welt, você poderá passar por algumas experiências, como: brincar no video game da BMW, fazer uma corrida de carrinhos tipo autorama, subir em diversas motos lindas e tirar muitas fotos; e ainda tomar um sorvetinho, ou até mesmo almoçar. Há um restaurante/ bar no primeiro e segundo piso.

Apesar de endereços diferentes, os dois estão em um único lugar mas em prédios separados ligados por uma passarela. É que o lugar é imenso!

BMW Museum – 80788 e Welt – Am Olumpiapark 1, 80809

A sua visita pode começar por qualquer um dos dois. O museu é pago; já na Welt, a entrada é gratuita.

Digamos que você precisará de uma manhã ou uma tarde para fazer os dois e mais a atração seguinte que fica bem próxima.

Olimpia Park

Logo perto da BMW tem o Olímpia Park, o parque foi construído como area de entretenimento dos jogos olímpicos de 1972. Além de uma area verde linda, com um lago cheio de patinhos e diversas atrações para a criançada, o parque ainda abriga o estádio olímpico, a torre da olímpica e algumas outras atividades.

Dentro do parque, descobrimos por acaso, um restaurante que eu recomendo. Era uma espécie de self service com “faz-se na hora”. Há muitas opções para todos os paladares. Foi ótimo para as minhas crianças que já estiver um pouco cansadas de comer comida típica. O tempo estando bom, as mesas do lado de fora são ótimas para você almoçar e vigiar a criançada brincando na beira do lago com os patinhos. O restaurante é esse da foto abaixo. Preço bem justo.

 Allianz Arena – Estádio de Futebol

O estádio fica um pouco afastado do centro de Munique, por isso recomendo ir de carro.

Caso você não esteja de carro, minha sugestão é que você converse com a recepção do seu  hotel. Eles sempre têm contatos com aqueles passeios de vans ou ônibus que pegam pessoas de hotel em hotel para levar aos destinos mais longes. Não acredito que em Munique seja diferente.

Com crianças eu não recomendo a ida em transporte público e super autônomo. A não ser que você conheça bem a cidade e dê uma arriscada em falar o seu alemão…  Sinceramente eu não achei longe, mas me pareceu que pegamos algo como uma auto estrada e o estádio fica bem no meio de um descampado bem grande. Dificilmente você vê alguém a pé.

Lá dentro, existem dois passeios: o museu do F.C. Bayern Munichen e a visita guiada ao estádio.

A minha sugestão, é que no dia em que você decida fazer a sua visita, dê uma ligada para o museu para perguntar qual o horário do tour guiado em inglês. Eu havia estudado os horários dos tours em inglês e chegando lá, os meus horários não batiam, até por isso não gostaria de dividi-los com você. Eu não entendi bem o que deu errado, se os horários pareciam ser oficiais. Mas para não deixá-lo sem uma luz, fica aqui o site da Arena, onde você pode agendar a sua visita previamente e aí não vai ter erro! Só lembre-se de aliar essa decisão ao como você chegará a Arena.

Bom, como eu não tinha mais tempo de viagem, fizemos o nosso tour em alemão mesmo e pedimos ajuda ao guia para que ele nos traduzisse ao menos o essencial a se saber, e ele foi muito simpático e o fez. Para quem já fez visitas a outros estádios da Europa, talvez não veja problema algum em fazer o tour em alemão. A visita é bem parecida com todas as outras, vale pelas curiosidades do time dono da casa.

Sea Life

Eu confesso  que não fui. Meus filhos já estão um pouco cansados de Sea Life. Já estão maiores e em praticamente em todos os países existem um. Mas para quem tem crianças pequenas ou não tem essa vivência, eu recomendo mesmo não o tendo conhecido. Oceanários são sempre lugares divertidos, em que as crianças aprendem e todos dão meio que uma parada naquela correria de turista.

O endreço do Sea Life é Willi-Daume-Platz 1, 80809 . Apesar de ter um endereço meio parecendo fora do parque, ele fica no Parque Olimpia.

Otimização de tempo de viagem X atividades infantis

Em Munique você pode tanto esbaldar a sua criança o dia inteiro de atividades apenas para ela, quanto pode se utilizar de algumas estratégias.

Com relação ao museu de tecnologia e ao Arena, você realmente deve reservar uma manhã ou uma tarde para cada. O museu pode ser o dia inteiro, se for seu perfil familiar.

Já com relação aos demais passeios, você pode pensar em otimizar o seu tempo: e a estratégia seria ir a BMW pela manhã, almoçar no Parque e a tarde ir ao Sea Life; ou o contrário.

Mas que tal a possibilidade de dividir essas atrações em dias diferentes? A parte adulta de Munique é super legal e muito interessante, mas alguns pequenos realmente ficam bem cansados e entediados, então uma estratégia é fazer uma atividade adulta e uma infantil… dá bem certinho também.

Munique tem muito mais a ser explorado, mas fica o meu top 5 para crianças.