Mercado São Miguel e os tapas!

Aberto de domingo a quarta de 10 h a meia noite e de quinta a sábado de 10 h as 2 h da madrugada. Plaza de San Miguel, 3

Madrid em particular, tem dois lugares que seria importante você dar uma passada. Até porque são pontos turísticos.

Um é o Mercado São Miguel, que é um mercado mesmo desses de venda de peixes, frutos do mar, queijos e iguarias, mas que tem uma parte para degustação e uma comilança sem fim. Lá, o legal é você provar uma coisinha de cada lojinha. É tanto coisa gostosa que ao final, parece que você participou de um banquete!

Aliás, o horário mais animado é a noite, e com sorte, terá até um showzinho de música.

A ida ao mercado com crianças: os espanhóis adoram crianças. Não é que você não possa levar as suas crianças a noite ao local, mas esse é um lugar que lota de noite e talvez seja mais confortável para você fazer essas provinhas e ainda curtir um pouquinho, em um horário mais cedo. A minha sugestão é o horário entre as 17:30 e 19 h. Você vai apreciar o movimento da noite se iniciando e curtirá bastante com os seus pequenos.

Outro ponto interessante é a Rua Calle Victoria que é uma rua lotada de bares. A rua oferece o passeio dos “Tapas” que na verdade, é meio que essa brincadeira do espanhol de comer de pé no balcão.  A ideia da noite de tapas é comer um salgado, ou comidinha que lhe apeteça com uma bebidinha rápida e logo passar para outro comendo outra especialidade… e assim se vai caminhando a rua toda, literalmente de bar em bar.

Aliás, uma característica interessante é a beira do bar estar cheia de papéis de guardanapos no chão. É muito estranho para nós porque remete a falta de limpeza, mas uma vez perguntei a uma amiga espanhola o por que disso e a reposta foi interessante: além de não ter mesmo gente e tempo para ficar limpando devido ao fluxo de clientes, o número de papéis significa que a casa tem bons “tapas” = petiscos, que muitas pessoas já passaram por lá naquela noite; então quanto mais papéis no chão melhor a comida… vai entender?! Claro que existe sempre a opção de sentar e comer com calma e tomar drinks fantásticos. Tudo é uma questão de que tipo de experiência você quer ter.

You might also enjoy: