Passeando por Madrid

Uma boa ideia para um primeiro passeio quando a pessoa não se sente segura apenas com o mapa é pegar o ônibus do citytour de Madrid. Ele passará por todos os pontos mais importantes de turismo. Existem pontos fixos, e provavelmente, se você estiver hospedado perto do centro ou de algum ponto turístico, haverá um ponto perto de você. O seu hotel sempre saberá essa informação e você também pode ver aqui no site , inclusive outras vantagens de compras e passeios com o tour. O valor desse tipo de ônibus nunca é baratinho… Sugiro que se você estiver com mais pessoas as quais você terá de pagar a passagem, em família nuclear por exemplo, pense bem se vale a pena porque talvez o valor fique bem alto. Verifique também se tem a língua que você conhece para que você melhor aproveite o passeio; esse é um passeio com audiofone e explicações históricas sobre os pontos. Alguns fazem circuitos menores dando 1 hora de passeio com os pontos principais e outros podem fazer ate 2:30 horas com um passeio bem completo. Em geral, em algumas paradas é permitido descer mas você terá de esperar o próximo ônibus passar para embarcar novamente e continuar o seu passeio. O valor já foi pago, portanto, guarde seu ticket! Não esqueça de perguntar ao motorista o horário dos próximos dois ônibus, pensando no tempo em que você gastará na sua parada. Você ao embarcar receberá o mapa do trajeto e alguns horários, mas não custa perguntar novamente. O valor pago, lhe dará direito ao uso do ônibus para x números de linhas e x números de horas no dia. Observe bem as condições da sua escolha e tudo pode ser pago lá na hora com o motorista mesmo, não precisa comprar apenas pelo site.

Para quem vai andar de carro, uma boa sugestão é usar um aplicativo para auxiliar na fuga de trânsito e ter outras facilidades mais com o seu trajeto.

Se a sua opção for Uber ou taxi, também é bom que já tenha os aplicativos baixados em seu celular.

Se você gosta de bike, Madrid é linda e relativamente fácil de ser feita de bicicleta. Você pode ter o aplicativo instalado no seu celular, mas preste atenção nos termos e condições para o usuário ocasional, você deixará um valor caução em caso de problemas com a bike.

Uma das melhores opções depois da opção “fazer tudo a pé”, é usar o ônibus. São confortáveis e seguros e os pontos são em locais bem certinhos, então fique esperto poque o motorista não “quebrará o seu galho” abrindo a porta onde você deseja embarcar ou desembarcar… Em Madrid, ônibus tem horário. Todos os horários das linhas estão expostos no ponto. Estude bem os pontos e horários que os ônibus passam. Uma sugestão é você tirar uma foto dos horários do ponto mais perto do seu hotel, se a internet falhar, a foto comprova! Madrid, assim como muitos países da Europa possui um aplicativo de celular para você acompanhar os horários dos ônibus e pontos.

O metrô é bem tranquilo e fácil de se deslocar, mas você perderá boa parte da paisagem. Também tem um aplicativo que te facilitara a vida… Note que estou indicando 2 aplicativos, que estão sublinhados na frase, é bom ter os dois se essa será a sua opção de deslocamento. Infelizmente, o primeiro, que é o oficial do metro, por algumas vezes não abriu, assim você terá sempre uma segunda opção.

Para quem o formato de compra de bilhetes do metrô de Madrid for uma novidade, aí vai um passo a passo bem explicadinho.

 Chegando ao metrô, estude o mapa e escolha a linha para o seu destino juntamente com o seu ponto final. Acredito que hoje todas as máquinas do metrô já tenham todas as opções mas quando eu estive há alguns anos atrás, para se comprar o bilhete você primeiro precisava decidir qual a sua forma de pagamento e aí sim entrar na fila da máquina que tenha a opção escolhida.

Máquina com pagamento em dinheiro: a máquina demonstra a você quais valores de cédulas ela aceita, isso porque ela vai te dar o troco, invariavelmente em milhões de moedas, portanto,  tenha um porta níquel e escolha uma cédula de valor mais próximo possível do valor do bilhete.

Máquina com pagamento em cartão: o cartão será engolido pela máquina, algumas máquinas hoje já prendem apenas a parte do chip, mas não sei se em Madrid isso mudou. Se a máquina engolir seu cartão, não se desespere, ao final da operação ela vai lhe devolver!

Estando na fila da sua forma de pagamento escolhida, o processo se dará da seguinte forma:

  1. Toque na tela e escolha o idioma: espanhol, inglês, francês ou alemão
  2. Escolha o bilhete: aeroporto, 1 viagem ou 10 viagens
  • o bilhete aeroporto é para quem de fato vai para o aeroporto, é uma forma muito utilizada pelos europeus.
  • o bilhete de 1 viagem funciona diferente do nosso: lembra do mapa? Você vai precisar das informações agora. Escolha a linha do metrô do seu destino final, em seguida, escolha a estação que você quer descer. Aparecerá na tela uma confirmação dizendo a estação em que você está e para que estação você está indo. Tudo correto, é só tocar no “aceitar”. Após o aceite, aparecerá o valor do bilhete e você efetuará o pagamento de acordo com a máquina que você escolheu (dinheiro ou cartão). Após feita toda a operação, seu bilhete sairá na parte de baixo da máquina.
  • Para 10 viagens, o procedimento é bem parecido mas não aconselho que você ande de metrô o tempo todo. Vai perder de conhecer e fotografar todo o caminho da sua viagem?

Agora que você já entendeu como se locomover pela cidade, veja os posts sobre os pontos turísticos.

 

You might also enjoy: