Onde comer em Luxemburgo

Luxemburgo é um lugar interessante para se comer. O país é basicamente composto de imigrantes de diversas nacionalidades e portugueses, claro, os luxemburgueses também estão por aí, mas além de não ser uma população de número expressivo, eles preferem morar nas cidades de interior do que no centro. Por causa talvez dessa avalanche de imigrantes no centro, na Ville de Luxembourg, que seria a cidade propriamente dita, existem diversos restaurantes com diversas características e o mais difícil de achar sem dúvida será o restaurante de comida tipicamente luxemburguesa. Então, já que ele é difícil de ser encontrado, vamos deixá-lo por último.

Bom, falando de fast-food! Luxemburgo tem vários fast foods, mas não exatamente como nós conhecemos. O fast food deles é passar numa de suas padarias e comprar um sanduíche apontado na vitrine e sair andando e comendo pela rua. Até se pode dar uma sentadinha em alguns desses lugares, mas veja que em muitos desses cafés e padarias que têm a opção de sentar, a atendente do caixa lhe perguntará se você vai levar para viagem,porque sentar-se custa mais caro. Nada exorbitante e que faça qualquer diferença na sua viagem, portanto, não economize com isso. Se quiser, sente!

Existem também, alguns restaurantes como japonês, restaurantes de sopas e comidas naturais, que colocam um freezer perto da porta antes de você passar para o salão de se sentar e que nesse freezer você pode escolher a sua comida e pedir para esquentar se for o caso e sair andando e comendo.

Mas ok, você quer saber daquele que sempre salva a nossa vida em qualquer lugar do mundo: Mc Donald's, Pizza Hut, (provavelmente o único endereço que servirá para você será o de Lux Ville). Burguer King, não tem em Luxemburgo, infelizmente só nas estradas de saída do país você encontrará um, mas existe um outro chamado Quick, que parece muito com o King.

Agora falando de mercados: os mercados mais famosos de Lux são: Carrefour express, somente na rua da Gare,  Monoprix ou Monop, Cactus, Delhaize, Lidi, Audi, então verifique a região em que você está hospedado e o que tem perto de você caso precise.

Sobre os cafés: qualquer café em Lux será agradável. Mas se você foi a Paris e ficou naquela fila louca para entrar na Ladurée ou não teve paz no seu “momento café” devido a quantidade de gente, aqui está a sua chance! Quando visitar a Place d'arms, localize o Mc Donalds. Entre o Mc e um restaurante haverá uma ruazinha, suba essa rua e ao final dela, à sua esquerda, haverá uma Ladurée espaçosa e calma para você tomar seu café, seu chá ou até mesmo almoçar. Não é necessário reserva.

Vamos agora aos restaurantes! Qualquer restaurante será bom, em geral a comida tem muita qualidade e são muito boas, mas esteja preparado para um servido lento. Sentar em um restaurante em Luxemburgo é para você realmente comer com calma,  portanto pense no seu tempo de viagem. Outra coisa é que eles gostam de receber com reserva, mesmo para o almoço. Na verdade, no almoço eles só te pedirão a reserva se estiver cheio mas no jantar, é certo que você precisará de uma.

Alguns restaurantes do centro também preferem a reserva mas como eles têm um movimento maior de cozinha, provavelmente tendo a vaga lhe receberão. E a pergunta é: um  restaurante aparentemente com vaga pode não te receber só porque você não fez reserva? A resposta é, pode! Para nós é absolutamente estranho mas eles preferem não receber do que receber alguém sem reserva. Assim como em vários restaurantes da Europa, não vi isso acontecer especificamente em Lux mas em vários outros países sim, você está em casal e só tem mesa para quatro pessoas livre e eles preferem não te receber e esperar que apareçam quatro pessoas imaginárias para ocuparem a mesa. Em algumas partes da Europa parece que não vale o nosso ditado do: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Vai entender?! Portanto, se você pensa em sair para jantar, ou vá diretamente ao centro da cidade, Placa d'armes mais especificamente, ou faça uma reserva. Eu ousaria dizer que se você for a Luxemburgo na primavera e verão, faça ainda assim a reserva. Peça ajuda no saguão do seu hotel e eles lhe fornecerão uma lista de restaurantes.

As estrelas Michelin! Sim! Dependendo da época do ano que você esteja passando por Lux, você poderá ter uma experiência gastronômica por muito pouco dinheiro para esse tipo de luxo, as vezes não chega a 40 euros por pessoa sem a bebida. O valor é apenas pelo menu degustação (completo) do restaurante. Exite uma promoção em Luxemburgo que acontece em um ou dois períodos do ano para promover os restaurantes que mais se destacaram na cidade e realmente vale a pena conferir! O evento se chama Restodays, você precisa fazer a reserva pelo site e chegar no horário programado.

O restaurante tipicamente luxemburguês ao qual prometi no início do post é o: Mousel, nele você vai experimentar o prato mais tipico de Luxemburgo, que é o joelho de porco com feijões e batatas. Eu confesso que não é a minha praia, mas se você gosta de porco, vai fundo! Luxemburgo é ótimo com os vinhos, são realmente bons, mas para acompanhar esse prato eu sugiro a cerveja luxemburguesa Dierkich, que essa sim, para mim é deliciosa. Se você é como eu que não curte porco, vá tranquilo, há outras opções no cardápio, a maioria com batatas que é o arroz e feijão deles. E ainda vai ter quem diga, mas joelho de porco é comida alemã… Gente, o feijão não é nosso, a moqueca não é nossa… deixa os caras serem felizes! rsrsrs!

You might also enjoy: