A Torre Eiffel.

Onde fica a torre?

A Torre Eiffel fica na rua Champ de Mars, em Paris. Com certeza é a torre mais conhecida do mundo!

Quantos metros ela tem?

A torre é o que há de mais alto em Paris, não é permitido subir nenhum edifício que ultrapasse os 324 metros de altura da torre. Ela possui três andares para visitação e até 1930, foi o monumento mais alto do mundo.

O que tem para ver lá de cima?

O primeiro andar pode ser acessado pela escada com 300 degraus ou pelos elevadores. A vista do primeiro andar é muito bonita, você pode ver toda a cidade. Nesse andar tem uma lojinha e banheiros. Também no primeiro andar, tem um restaurante super agradável, mas que para se sentar só com hora marcada. A reserva deve ser feita pelo site, veja aqui. Para quem a tem, o uso de elevador está incluído. Para quem quer apenas um cafezinho, esse será servido de pé no balcão.

 Do segundo andar em diante, só se sobe de elevador e essa distinção é feita na hora da compra do seu ingresso lá embaixo… Se você for subir de escada, está subentendido que você só deseja ir até o primeiro andar.

O terceiro andar, é a mesma vista do primeiro só que mais alto. Simples assim!

Como aparece uma torre no meio de Paris?

O governo francês, anuncia alguns anos antes que faria uma competição de desenhos arquitetônicos para a construção de um monumento em comemoração do Centenário da Revolução Francesa, que aconteceria em uma feira, a Exposição Universal de 1889.

O escritório de Gustave Eiffel, Compagnie de Etablissements Eiffel, ganha o concurso e o monumento recebe o sobrenome de Gustave, ou do escritório.  Mas, originalmente, o desenho que se iniciou com a proposta de ser um pilar com quatro vigas, que se uniam no topo, é de Maurice Koechlin, com a ajuda de Émile Nouguier, ambos do escritório de Eiffel. Na época, o projeto não recebeu muita atenção da parte de Gustave Eiffel mas ele permitiu que o departamento de arquitetura ajudasse os dois engenheiros no refinamento do projeto. É quando entra a colaboração de Stephen Sauvestre, que coloca os arcos na base do primeiro andar e “decora” a torre. Com essa versão melhorada, Eiffel compra a patente do projeto e o assina.

Mas todo esse trabalho, foi construído para uma mostra temporária, a torre seria demolida em 1909, por finalizar o contrato da concessão do terreno que deveria durar 20 anos. E a torre só não foi demolida por causa de uma antena de rádio de 20 metros de altura que a torre abriga no seu topo e que rendia muitos frutos tecnológicos para a França.

 

 

 

You might also enjoy: