O deslocamento em Luxemburgo

Andar por Luxemburgo é muito fácil. Você realmente só precisa ter sapatos bem confortáveis porque de fato a melhor forma de se conhecer a cidade será a pé. Mas quem quer dar uma reconhecida no terreno antes, tem sempre aquele ônibus turístico que nos ajuda muito, o City Sightessing. Em Luxemburgo existem dois passeios: um no ônibus vermelho e outro em um trem verde, o Petruss express. O ônibus é como em todos os lugares do mundo, aproximadamente 1 hora de passeio, com tradução simultânea da história do local, haverão lugares que ele não entrará porque simplesmente não passa e já o trem entra em alguns lugares que o ônibus não passa mas não é tão rápido, então vira uma questão de escolha e tempo. O ponto de compra de bilhetes fica em um quiosque na Place de la Constituition, é uma praça com o monumento de uma mulher dourada, perto da Catedral de Notre Dame.

Passeando de carro. Particularmente, eu só acho interessante se ter um carro alugado em Luxemburgo para fazer as regiões fora da cidade – ville, existem umas cidadezinhas ao redor que realmente são maravilhosas e imperdíveis tanto quanto Lux – Ville. Mas ok, se você pretende se deslocar de carro isso não será um problema, mas é interessante ter um GPS e se informar sobre os estacionamentos pagos perto de onde você precisa ir e se for parar na rua, lembre-se de pagar o parquímetro.

Andar de taxi em Lux é bem diferente do que estamos acostumados. Não é que não existam os pontos de taxi, mas é sorte você conseguir pegar um mesmo que ele esteja por lá, exceto claro, no aeroporto, na Gare em frente a estação de trem. O taxi trabalha por aplicativo, então muitas vezes eles estão no ponto mas eles já tem a programação da próxima corrida e não poderá fazer o seu trajeto. É bom que você tenha o aplicativo do taxi com você. Não existe Uber em Lux, então os taxis pretos que você verá pelas ruas são os taxis com tarifa mais cara, tem os brancos também, que sinceramente não sei bem qual a diferença dele para o preto e tem os nossos “amarelinhos”, que em Lux são brancos e laranjas, esses tem a tarifa mais em conta e são os tais que você precisa chamar por aplicativo. Para sua felicidade, geralmente o taxista será português e você se sentirá quase que em casa. rsrsrs!

Andar de ônibus é muito fácil e simples, você só precisa ter as regras de organização deles na cabeça, rsrsrs: ônibus tem hora, ônibus tem ponto, ônibus só abre e fecha a porta no ponto e caso tenha dado seta de saída, esqueça!, espere pelo próximo. Para facilitar a sua vida coloque no seu celular o aplicativo de ônibus da cidade, mas caso não consiga, uma dica é tirar foto da placa com os horários de ônibus próxima a sua hospedagem, foto não falha!

Outra ótima alternativa é andar de bicicleta. As ciclovias de Luxemburgo são simplesmente incríveis, lisinhas! A única coisa que deve ter em mente é que há várias partes onde você dividirá espaço com os carros e como por lá, se usa a bicicleta  como meio de transporte, seria bom que você desse “seta” com o seu braço antes de virar a via para a direita ou esquerda, observar bem a preferência dos pedestres e se possível, ao entardecer usar um colete ou algo fluorescente. Uma opção barata e simples de aluguel de bike é a velóh, que está espalhada por toda a cidade.

 

You might also enjoy: